Doenças
Síndrome Dolorosa miofascial
A SDM é uma causa comum de dor aguda ou crônica podendo estar associada a quadros de disfunção e incapacidade significativas. Apesar de comum em portadores de dores de origem musculoesquelética, muitos profissionais da área da saúde e doentes não a reconhecem. Os doentes são tratados como portadores de bursites, artrites, tendinites ou doenças viscerais, sem haver melhora do quadro clínico.
A SDM é definida como uma síndrome dolorosa de tecidos moles, localizada, caracterizada pela presença de um ponto desencadeante ou ponto-gatilho (PG) dentro de um músculo que, à palpação, resulta em sensibilidade local intensa e irradiação da dor dentro de regiões características para cada ponto.
As características clínicas mais distintas dos PG consistem na presença de sensibilidade dolorosa circunscrita em um nódulo que é parte de uma banda muscular tensa palpável; reconhecimento (por parte do paciente) da dor reprodutível à pressão do ponto sensível; resposta de abalo muscular local (resposta contrátil local) e restrição dolorosa da amplitude de movimento articular. A dor provocada pela palpação do PG reproduz o padrão descrito pelo paciente, que pode corresponder à dor referida para músculos, tendões, fáscias e cápsulas articulares.
O diagnóstico é realizado através de anamnese detalhada, perfil psicossocial e exame físico. Os exames laboratoriais complementares são dispensáveis para o diagnóstico. Todavia, trabalhos recentes evidenciam o uso da termografia computadorizada como método complementar útil e objetivo no apoio ao diagnóstico e avaliação pericial para definição de capacidade ou incapacidade para o trabalho.
O tratamento adequado de pacientes com SDM abrange a combinação de métodos e terapias, incluindo-se formas de alongamento muscular, liberação miofascial, técnicas para aumentar o relaxamento muscular, agulhamento seco dos PG, métodos físicos, biomecânica, manejo de fatores perpetuantes, correção de fatores associados, educação do paciente e um plano de tratamento domiciliar
Agende agora sua consulta!
Doenças reumatológicas
Reumatismo
de partes moles
Fibromialgia
Osteoporose
Síndrome
dolorosa miofascial
Artrose
A artrose (ou osteoartrose) é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens, que são os tecidos que protegem as articulações. Com o seu desgaste, aumenta o atrito entre os ossos, o que provoca desconforto, dor, inflamações e deformações, dificultando e até
impossibilitando movimentos. Geralmente associado ao envelhecimento, o problema é mais frequente nas articulações de carga, ou seja, naquelas que suportam mais peso, como pés, quadril, coluna e, principalmente, joelhos.