BLOG

​​​​​​Reumatismo de Partes Moles:

Reumatismo é um termo antigo, genérico, usado para agrupar e definir as doenças reumáticas. Estas doenças podem acometer pessoas de todas as idades, sexo e raças e as manifestações clinicas são muito variadas. Sabemos que a principal função de quase todas as articulações é o movimento e a dor contínua nessas estruturas pode causar limitação.

O reumatismo de partes moles (ou reumatismo extra-articular) são doenças muito frequentes e ocorrem quando existe lesão em estruturas que envolvem as articulações, não apresentam uma gravidade no sentido de reduzir a expectativa de vida, porém reduzem a qualidade de vida dos indivíduos.

As estruturas mais acometidas são as bursas, tendões, bainha sinovial, ênteses, músculos e fáscias.

O termo bursite é muito conhecido, ocorre exatamente quando a bursa, (que é uma bolsa protetora dos músculos e tendões contra os impactos em contato com o osso) se inflama causando uma dor intensa, as mais comuns são as bursites de ombros, cotovelos, joelhos e quadril.

Outra forma frequente é a tendinite, os tendões são as extensões dos músculos e podem se inflamar em qualquer ponto do organismo. As entesites já são dores à palpação de pontas ósseas exatamente no ponto onde o músculo se insere na parte óssea.

A síndrome dolorosa miofascial é a presença de dor em pontos de gatilhos específicos em músculos cervicais causada por microtraumas crônicos ou manutenção de postura inadequada por tempo prolongado.

A maioria dessas inflamações ocorrem devido a trauma de baixo impacto repetitivo ou agudo como exemplo no atleta de fim de semana. O diagnóstico é realizado com exame físico na consulta com reumatologista e se necessário, exames de imagem como ultrassom e ressonância magnética podem ser solicitados. O reumatologista é o médico especialista que trata dessas doenças e outras doenças reumatológicas e pode iniciar o tratamento adequado.