BLOG

O que é a osteoporose?​

A osteoporose, que significa osso poroso, é uma doença na qual a densidade e a qualidade do osso são reduzidas,  sendo uma doença silenciosa e progressiva. À medida que os ossos se tornam mais porosos e frágeis, o risco de fraturas aumenta muito.

As fraturas osteoporóticas mais frequentes ocorrem nas vértebras (coluna) e no quadril. As vertebrais estão associadas a dores crônicas, deformidade e perda de estatura. As de quadril são, em geral, mais graves e podem resultar em imobilização, intervenção cirúrgica ou até mesmo morte.

A osteoporose tem alto índice de ocorrência nas mulheres, sendo mais frequente após a menopausa. Nesse período, a deficiência de estrogênio resulta na perda de massa óssea. Mas a doença também é frequente entre os homens que  possuem deficiência de testosterona e no envelhecimento é um dos seus principais fatores. Aproximadamente um em cada quatro homens, após os 50 anos, sofre uma fratura decorrente da osteoporose. A falta de conhecimento e interesse em realizar o diagnóstico faz com que a doença só seja descoberta tardiamente.

Quais são as causas da osteoporose?

Além do hipogonadismo (menopausa na mulher e andropausa no homem) e envelhecimento, existem outras causas comuns para a osteoporose. 

São elas:

  • Deficiência de vitamina D, frequente nos dias de hoje;
  • Disfunções das glândulas paratireoides e tireoide;
  • Quimioterapia;
  • Terapia com glicocorticóides (cortisona);
  • Cirurgia bariátrica.

Quais são os sintomas da osteoporose?

Muitas pessoas não sabem que estão com osteoporose e só descobrem a condição depois de sofrerem uma fratura ao realizar movimentos simples ou mesmo sofrer quedas de alturas baixas.

No entanto, alguns sinais da osteoporose podem ser dor crônica, estatura que diminui, perda de qualidade de vida e ossos ou membros que ficam deformados, se tornando mais tortos.

O diagnóstico da osteoporose é feito por meio de exames como a densitometria óssea.

O tratamento da osteoporose envolve o uso de medicamentos como doses complementares de Cálcio e Vitamina D, a realização de exercícios físicos com a orientação de um médico fisioterapeuta e, em alguns casos, a reposição hormonal.